Fazer carreira como engenheiro DevOps é algo que está bastante em alta no mercado atualmente. Melhor ainda se esse profissional passar pelo exame em algumas das melhores certificações DevOps disponíveis, já que hoje o conhecimento prático chega a ser mais valorizado até que um diploma universitário.
E as razões para isso não faltam, além do reconhecimento e dos melhores salários na área, o fato é que a abordagem DevOps é tida como o “futuro” do desenvolvimento de software. Seus profissionais costumam ser bastante disputados no mercado também, a depender do conhecimento técnico que possuem em DevOps, e principalmente pelos “soft skills” por conta da intensa comunicação e colaboração entre equipes demandado por esse perfil profissional.
Mas, qual certificação DevOps escolher, entre tantas possíveis? É o que iremos abordar neste post.
DevOps Certificações AWS Cloud
A computação em nuvem desempenha um papel fundamental na abordagem DevOps. Se você está começando sua jornada na nuvem, as certificações da AWS são importantes por terem uma participação significativa no mercado. Entre as mais relacionadas com DevOps estão:
- AWS Certified Cloud Practitioner
- AWS Certified Solutions Architect – Associate
- AWS Certified SysOps Administrator – Associate
- AWS Certified DevOps Engineer – Professional
- AWS Certified Solutions Architect – Professional
- AWS Certified Advanced Networking – Specialty
- AWS Certified Security – Specialty
Certificações Kubernetes (CKA, CKAD, CKS)
O Kubernetes é uma ferramenta open source de orquestração de containers para automatizar o deploy, dimensionamento e gerenciamento de aplicações em containers. O exame CKA abrange todos os aspectos da administração do Kubernetes, desde a instalação e configuração até redes e segurança.
- Certified Kubernetes Administrator (CKA) Exam Registration
- Kubernetes Application Developer (CKAD) Exam Registration Certified
- Certified Kubernetes Security Specialist (CKS) Exam Registration
Observação: se as certificações acima forem ainda um pouco demais para você no momento, a dica é começar pelo introdutório Kubernetes and Cloud-Native Associate (KCNA) exam. O programa contempla:
Fundamentos em Kubernetes – 46%
Orquestração de containers – 22%
Arquitetura Cloud Native – 16%
Observabilidade Cloud Native – 8%
Entrega de aplicações Cloud Native – 8%
Certificação Terraform
No último post abordamos a importância do Terraform como ferramenta DevOps. A HashiCorp, empresa por trás do código do Terraform, também oferece a certificação HashiCorp Infrastructure Automation Certification. O exame cobre o conjunto principal de habilidades necessárias para provisionar infraestrutura e usar o Terraform eficientemente.
Certificações Google Cloud
As certificações para se aprofundar na nuvem da Google Cloud também são importantes para quem trabalha com container e machine learning. As certificações associadas a DevOps são as seguintes:
- Associate Cloud Engineer
- Professional Cloud Architect
- Professional Cloud DevOps Engineer
- Professional Cloud Security Engineer
- Professional Cloud Network Engineer
Nanodegree Udacity Cloud DevOps Engineer
Se você está em busca de uma certificação para iniciar a carreira como engenheiro DevOps, o programa Nanodegree da Udacity pode ser uma boa opção. O curso tem duração de 4 meses e abrange a construção de pipelines CI/CD, microsserviços com Kubernetes, fundamentos e cloud e infraestrutura como código (IaC). Dica pro: não deixe de pesquisar a página de descontos para obter a oferta com o melhor preço.
Certificação Jenkins (CJE)
No mundo DevOps, quando falamos de CI/CD, a primeira ferramenta que vem à mente é o Jenkins. É uma ferramenta de código aberto amplamente usada para gerenciamento de infraestrutura. Se estiver em busca de uma certificação baseada em ferramentas CI/CD, essa pode ser uma boa opção:
Jenkins Engineer (CJE) Registration
Jenkins course for Cloudbees university
Facebook
Twitter
LinkedIn

