Customer experience (CX) é uma prioridade para líderes de TI, aponta IDC

Customer experience

Customer Experience

No início deste ano, comentamos aqui sobre os impactos que as metas ESG devem causar na TI nos próximos anos. Agora, um novo estudo da consultoria IDC com 837 líderes de TI aponta o papel decisivo desempenhado pelo Customer Experience (CX), ou experiência do consumidor, para empresas dos mais variados ramos e segmentos.

Não é difícil imaginarmos o porquê: no mercado ultra competitivo atual, as empresas devem se esforçar para oferecer uma experiência impactante e memorável para seus clientes, algo que tornou-se fator crítico para impulsionar o sucesso dos negócios, especialmente no pós pandemia.

Na medida em que a tecnologia passou a se integrar a todos os aspectos das operações comerciais modernas, desde o atendimento à entrega de serviços, os líderes de TI têm se dado conta de que o investimento em transformação digital pode ajudar a pavimentar o caminho para uma customer experience mais conectada e sobretudo humanizada.

Para que isso aconteça, tecnologias como IA e chatbots usam dados e análises para entender melhor as necessidades e preferências do cliente, bem como aprimorar o engajamento e a entrega de serviços que não apenas atendam como também antecipem os anseios de seus usuários.

Mas – agora vem a “pergunta de 1 milhão de dólares” – como fazer isso?

10 dicas para uma estratégia de CX bem-sucedida

#1. Defina seus segmentos de consumidores: identificar quem são seus consumidores bem como suas necessidades específicas ajudará você a adaptar sua estratégia de CX para atender a requisitos exclusivos.

#2. Estimule a troca de feedback: incentive os consumidores a fornecer feedback, ouça atentamente suas críticas e sugestões e depois aproveite as lições aprendidas para aprimorar a estratégia de CX.

#3. Promova a colaboração entre equipes: CX bem feita requer um esforço de equipe e a colaboração de atores envolvidos em processos específicos de cada departamento da empresa, incluindo não apenas o atendimento ao cliente mas também (e principalmente) a TI, e o time de marketing, UX e de Produto.

#4. Uso bem intencionado de dados: informações fornecidas pelos próprios consumidores ajudam a entender melhor suas necessidades, comportamentos e preferências de compra. Use esses dados preciosos para personalizar a experiência de compra do cliente e fidelizá-lo, impulsionando o engajamento da marca.

#5. Use e abuse da tecnologia como grande aliada da CX: investir em novas soluções tecnológicas pode ser um bom caminho para oferecer uma experiência perfeita e personalizada para os clientes, como é o caso por exemplo dos chatbots de inteligência artificial. Aqui é preciso ressaltar, contudo, que o chatbot sozinho não é a solução, mas a ferramenta com a qual é possível criar uma boa estratégia de CX.

#6. Procure criar uma experiência consistente: garanta que cada ponto de contato com o consumidor, do momento em que ele pesquisa produtos no seu e-commerce ou nas redes sociais, seja sempre uma experiência de marca consistente e coesa. Aqui não conta apenas o “look & feel”, mas principalmente o tom de voz e a comunicação assertiva com os clientes.

#7. Foco na jornada do cliente: analise os detalhes da jornada do cliente para identificar oportunidades e agilizar cada passo no processo de compra. Reduzir ao máximo o atrito em cada etapa ajuda a tornar a experiência de compra o mais tranquila possível.

#8. Capacitação de colaboradores: invista no treinamento especial de colaboradores para oferecer um atendimento excepcional, incentivando-os a trabalhar mais a empatia para atender às demandas particulares de cada consumidor.

#9. Monitore e melhore continuamente: crie indicadores de CX e use o monitoramento dos dados para identificar áreas de melhoria. Repita e evolua continuamente sua estratégia de CX para se manter em linha com a evolução das ações na área.

#10. CX como métrica de sucesso: já parou para pensar que o melhor indicador para o sucesso é estabelecer uma métrica baseada em CX? Uma boa dica é acompanhar o impacto das ações no grau de fidelidade e satisfação do consumidor. Esse é um passo que ajuda a entender o ROI dos investimentos em CX e a impulsionar a melhoria contínua.

Conclusão

A promoção do sucesso nos negócios tem levado organizações dos mais variados segmentos a reconhecer a importância da experiência do cliente (CX) nessa jornada. Nos últimos anos, as tecnologias cloud native evoluíram a ponto de oferecer uma maneira flexível, escalável e econômica de dar suporte à transformação digital, e a ponto de fornecer um CX superior, que atenda às reais demandas dos consumidores.

Aqui na O2B, nos preocupamos em oferecer as soluções cloud native capazes de impulsionar a fidelidade e o sucesso dos nossos clientes a longo prazo. Para saber mais, entre em contato conosco.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Descubra mais sobre O2B - Operation to Business | Next Generation Cloud Solutions

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

O2B - Operation to Business | Next Generation Cloud Services

Free membership

Inscreva-se para receber novidade.
  • Acesso a todas as publicações
  • Novidades sobre Kubernetes
  • Novidades sobre Cloud
  • Novidades sobre DevSecOps
  • Novidades sobre observabilidade
logo-o2b-o2b.com.br
Política de privacidade de dados

1. Introdução

A empresa O2B-  Linkpartners Information Technology - Tecnologia Aplicada E Servicos De Informatica Ltda,  preza pela seguranaça da informação e privacidade de seus clientes, colaboradores e parceiros tecnológicos.

Esta Política estabelece os princípios gerais que fundamentam as práticas específicas da O2B para coletar, usar, divulgar, armazenar, reter, descartar, acessar, transferir ou processar informações pessoais.

 

2. Aplicabilidade

Esta Política se aplica a todos os funcionários da O2B, fornecedores/parceiros comerciais que devem agir de forma consistente com os princípios contidos na política.  A aplicação desses princípios é mais particularmente descrita nas Instruções O2B aplicáveis (e quaisquer Diretrizes de Implementação que acompanham) relativas ao processamento de Informações Pessoais.

2.1.Declaração de Política de Privacidade

 O2B  continua comprometida em proteger a privacidade e a confidencialidade das informações pessoais de seus Funcionários (incluindo prospectos e contratantes), Clientes, Clientes, Parceiros de Negócios e outros indivíduos identificáveis que possam receber, usar, acessar, processar, transferir ou armazenar como parte de seus negócios. Práticas uniformes para coletar, usar, divulgar, armazenar, reter, descartar, acessar, transferir ou processar tais informações auxilia a O2B processar informações pessoais de forma justa e apropriada.

O2B pode coletar informações pessoais de várias pessoas como parte dos serviços que pode prestar a elas, ou no curso de seus negócios. Com base nas informações coletadas e na natureza dos serviços ou exigências, a O2B aplicará mecanismos adequados para garantir que a O2B tenha uma base legal para receber, acessar, usar, processar, transferir, armazenar e/ou descartar tais informações pessoais.

2.2. Princípios Gerais de Privacidade

Esses princípios gerais se aplicam ao processamento de Informações Pessoais para todo da empresa

O2B.

  1. Prestação de contas:

A O2B entende sua responsabilidade e responsabilidade por quaisquer Informações Pessoais que possa receber, usar, processar, armazenar como parte de seus negócios. Assim, ele vai:

I. possuem instruções corporativas, diretrizes e outras medidas apropriadas para poder demonstrar que as Informações Pessoais são usadas/ armazenadas/ processadas / retidas / eliminadas / transferidas em conformidade com a lei aplicável e outras diretrizes aplicáveis;

  1. designar um indivíduo ou indivíduos responsáveis pelo cumprimento dos princípios de Privacidade da organização;

III. garantir a disponibilidade de políticas, procedimentos e contatos necessários para a gestão de informações pessoais; estes sendo revisados no mínimo anualmente ou como e quando há uma mudança justificada.

  1. Equidade e Propósito:

A O2B coletará informações pessoais adequadas, relevantes e necessárias, e processará essas informações de forma justa e legal para a finalidade em que são coletadas. O propósito da coleta será especificado até o momento da coleta de dados, ou em cada ocasião de mudança de finalidade.

  1. Precisão:

A O2B manterá as Informações Pessoais tão precisas, completas e atualizadas conforme necessário para a finalidade para a qual ela é processada; e fornecer canais apropriados para o mesmo.

  1. Divulgação e Compartilhamento de Dados:

A O2B disponibilizará informações pessoais dentro ou fora da O2B em circunstâncias apropriadas apenas para fins comerciais ou conforme autorizado por lei. Isso pode exigir que a O2B transfira informações pessoais para países que não sejam o país de negócios da Operação O2B (incluindo transferência para outras entidades ou terceiros).

A O2B implementará princípios de privacidade para o uso / processamento/ transferência / armazenamento/ eliminação de informações pessoais, como pode ser prescrito pelas leis aplicáveis.

3.Fluxos de dados transfronteiriços:

Ao conduzir negócios, trabalhar em projetos da Empresa ou implementar novos processos ou sistemas, uma operação pode exigir a transferência de informações pessoais para outras entidades ou terceiros que estejam localizados fora do país de negócios da operação O2B. Embora os mecanismos de transferência de dados permitidos sejam definidos pela lei ou regulamento aplicável, exemplos incluem:

  1. um acordo de transferência de dados com a parte que acessar ou obter as informações pessoais; ou
  2. aviso e/ou aprovação da autoridade local de proteção de dados de um país; ou

iii. aviso e/ou consentimento do indivíduo cujos dados devem ser transferidos.

  1. Segurança:

A O2B  implementará medidas técnicas e organizacionais razoáveis para proteger informações pessoais e instruir terceiros que processem informações pessoais em nome da O2B para processá-la e gerenciá-la de forma consistente com os padrões da O2B.

  1. Acesso:

Mediante solicitação, a O2B fornecerá, dentro de um tempo razoável, de forma e de forma prontamente inteligível, aos indivíduos acesso adequado às Informações Pessoais retidas pela O2B. A O2B tem o direito de negar o pedido; no entanto, as razões da negação serão fornecidas. A O2B apagará, corrigirá, completará ou alterará os dados de acordo com uma solicitação justificada.

  1. Retenção e Eliminação:

A O2B reterá informações pessoais de forma que permita a identificação por não mais do que o necessário para o cumprimento da finalidade declarada, e deve ser descartada posteriormente.

  1. Transparência:

A O2B será transparente e disponibilizará prontamente aos indivíduos informações específicas relacionadas ao gerenciamento de Informações Pessoais.

3.Fluxos de dados transfronteiriços:

Ao conduzir negócios, trabalhar em projetos da Empresa ou implementar novos processos ou sistemas, uma operação pode exigir a transferência de informações pessoais para outras entidades ou terceiros que estejam localizados fora do país de negócios da operação O2B. Embora os mecanismos de transferência de dados permitidos sejam definidos pela lei ou regulamento aplicável, exemplos incluem:

  1. um acordo de transferência de dados com a parte que acessar ou obter as informações pessoais; ou
  2. aviso e/ou aprovação da autoridade local de proteção de dados de um país; ou

iii. aviso e/ou consentimento do indivíduo cujos dados devem ser transferidos.

  1. Segurança:

A O2B  implementará medidas técnicas e organizacionais razoáveis para proteger informações pessoais e instruir terceiros que processem informações pessoais em nome da O2B para processá-la e gerenciá-la de forma consistente com os padrões da O2B.

  1. Acesso:

Mediante solicitação, a O2B fornecerá, dentro de um tempo razoável, de forma e de forma prontamente inteligível, aos indivíduos acesso adequado às Informações Pessoais retidas pela O2B. A O2B tem o direito de negar o pedido; no entanto, as razões da negação serão fornecidas. A O2B apagará, corrigirá, completará ou alterará os dados de acordo com uma solicitação justificada.

  1. Retenção e Eliminação:

A O2B reterá informações pessoais de forma que permita a identificação por não mais do que o necessário para o cumprimento da finalidade declarada, e deve ser descartada posteriormente.

  1. Transparência:

A O2B será transparente e disponibilizará prontamente aos indivíduos informações específicas relacionadas ao gerenciamento de Informações Pessoais.